negócios

O Natal ao redor do mundo

December 24, 2017

 

A noite de Natal se aproxima e, com ela, os mais diversos costumes preservados por países ao redor do mundo! Conhecer as várias tradições natalinas pelo globo é uma forma de aprender um pouco mais sobre diferentes culturas. Venha conferir algumas tradições bem curiosas de celebração natalina:

 

 

NORUEGA

 

Uma dos costumes mais interessantes pode ser encontrado na Noruega, onde as pessoas escondem suas vassouras na noite de Natal. Esta tradição remonta a séculos atrás, quando se acreditava que bruxas e almas malignas saiam à noite procurando vassouras para voar. Até os dias de hoje, muitas pessoas costumam esconder suas vassouras durante a época de Natal em um lugar seguro da casa, para evitar que sejam roubadas.

 

 

 
COLÔMBIA

 

O Dia de las Velitas (Dia das Velas) marca o início das comemorações natalinas na Colômbia. É uma homenagem feita à Virgem Maria e à Imaculada Conceição: as pessoas colocam velas e lanternas feitas de papel no parapeito das janelas, no chão dos quintais, varandas e pátios. A tradição cresceu ao longo das décadas, e atualmente cidades inteiras no país são decoradas com velas e lanternas. No município de Quimbaya há até mesmo um concurso entre os bairros, que competem pela exposição de iluminação mais impressionante e criativa, evento que atrai muitos visitantes à cidade.

 

 


FILIPINAS

 

O Natal é uma época muito importante para os filipinos – as comemorações oficiais chegam a durar 4 meses (setembro, outubro, novembro e dezembro)! A tradição mais marcante é o Ligligan Parul (Festival das Lanternas Gigantes), realizado todo mês de dezembro na cidade de San Fernando – batizada de "Capital de Natal das Filipinas". Assim como na Colômbia, há uma competição para ver qual das barangays (vilas) de San Fernando constrói a lanterna mais elaborada. As lanternas – antigamente feitas com papel de origami e velas – são iluminadas por lâmpadas elétricas que brilham em um caleidoscópio de padrões.

 

 


POLÔNIA

 

Uma tradição muito singular entre as famílias polonesas ao realizarem as decorações de Natal são os enfeites de aranha ou teias de aranha, colocados nas árvores de natal. Segundo a lenda contada no país, foi uma aranha que teceu a manta de presente para o bebê Jesus no dia de seu nascimento. Além disso, as pessoas acreditam que as aranhas são símbolos de bondade e prosperidade. Essa crença também é muito difundida na Ucrânia e em algumas parte da Alemanha.

 

 


ÍNDIA

 

Proporcionalmente comparando com outros festivais religiosos, o evento do Natal é pequeno na Índia, devido ao número de cristãos (cerca de 2,3%). Considerando, porém, que a população da Índia ultrapassa 1 bilhão de pessoas, há mais de 25 milhões de cristãos no país, o que torna o Natal uma data muito importante para os indianos. No dia de Natal, as famílias caminham até a missa da meia-noite e, ao final desta, é celebrada uma enorme festa com diferentes iguarias - principalmente curry. Em vez dos tradicionais pinheiros de Natal, bananeiras ou mangueiras são as árvores comumente decoradas (ou qualquer seja a árvore disponível para decorar).

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload