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Plano de Marketing: Planejamento essencial

July 22, 2019

          ENTENDA COMO UTILIZAR UM PLANO DE MARKETING

 

 

 

 

O que é um plano de marketing?

 

   O plano de marketing é um documento que contém estratégias para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Tal plano será a base para todas as ações de divulgação da marca, produto ou serviço. Nesse sentido, o plano de marketing é um planejamento estratégico que possui ferramentas de gestão e de divulgação essencial para a projeção da empresa no mercado.

 

 

Como elaborar um plano de marketing?   

 

   Para a formulação de um plano de marketing completo é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Definir objetivos: o conhecimento das metas corporativas é essencial para a elaboração de um plano de marketing efetivo, visto que as estratégias serão focadas no alcance de tais objetivos. Dessa forma, o planejamento considerará o orçamento da empresa e onde ela pretende estar no futuro.
     

  2. Análise de mercado: a análise de mercado divide-se em duas esferas: 

  • Análise de mercado externa: concentra-se em analisar o ambiente externo no qual a empresa está inserida, pesquisando dados sobre potenciais clientes e correntes;

  • Análise de mercado interna: focaliza-se na observação do ambiente interno da empresa, isto é, a análise profunda dos produtos ou serviços comercializados, os preços, a divulgação, etc.

 

 3. Análise SWOT: consiste na junção da análise de mercado interna e externa. A matriz     SWOT relaciona as forças e fraquezas da empresa com as oportunidades e ameaças do     mercado. Com isso, é possível produzir um plano de marketing com ênfase na correção das   fraquezas da corporação e no aproveitamento das oportunidades do ambiente externo.

 

 4. Análise ANSOFF: representa quatro estratégias de crescimento, sendo essas: penetração   de mercado; desenvolvimento de mercado; desenvolvimento de produtos; diversificação. Ao   utilizar a matriz ANSOFF, pretende-se aumentar o lucro por meio da reestruturação do plano   de vendas, focando no desenvolvimento de novos produtos ou exploração de mercados novos   ou já existentes.

 

 5. Definir estratégias: ao elaborar o planejamento estratégico deve-se ter em mente o Ciclo de Vendas e o Inbound Marketing. Além disso, as estratégias relacionam-se  diretamente com o produto, o preço, a comunicação e o local. Portanto, na definição de estratégias é importante considerar o meio de divulgação, a linguagem apropriada e a cultura   local.

 

 6. Plano de ação: na realização do plano de ação é importante: ser específico, estabelecer   prazos, manter o foco e planejar com uma sobra de recursos para ocasionais imprevistos.

 

 

Como utilizar um plano de marketing?


 Para utilizar o seu plano de marketing, é necessário o estabelecimento de um plano de ação. O plano de ação é uma lista contendo de 5 a 10 ações de marketing (atividades realizadas por empresas que visam obter informações relevantes a respeito do mercado, a promoção de produtos e serviços, ou mesmo a atração e a posterior fidelização dos clientes) que visam dar prática aos objetivos do seu negócio.
 

 As ações contidas no plano de ação de sua empresa devem estar baseadas nas estratégias definidas previamente, a fim de garantir que a sua movimentação esteja alinhada aos objetivos do seu plano de marketing. Assim, é possível evitar que os recursos de sua empresa sejam empregados ineficientemente.
 

 O plano de ação deve conter também um detalhamento sobre as atividades: quem é responsável por elas, quais os prazos para o cumprimento, quais as expectativas após a realização delas e quais serão as métricas utilizadas para avaliar o retorno sobre o investimento.
 

 Como o mundo está cada vez mais dinâmico, o plano de ação deve também listar ações alternativas, em virtude da imprevisibilidade dos mercados e das mudanças constantes. Nesse sentido, é necessário flexibilizar o plano de marketing, ainda mais se você está iniciando-o agora.

 

 

Qual a importância de elaborar um plano de marketing?

   
O plano de marketing segmenta mercados, define o posicionamento da empresa no mercado, determina objetivos e arquiteta uma inserção viável no mercado.

 

   Se a empresa pretende se projetar no mercado e alcançar um crescimento estável, o planejamento estratégico é uma maneira organizada de manter o controle do orçamento e seguir as metas corporativas. O plano de marketing definirá o público-alvo e, assim, elaborará estratégias que canalizarão os esforços da empresa para entender o desejo dos consumidores e fidelizá-los.
 

 Diante disso, o plano de marketing é essencial para uma empresa se lançar no mercado, divulgar seu produto ou serviço, atrair e fidelizar clientes, elevar o número de vendas e impor a autoridade da marca.

 

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