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5 Motivos para Exportar

July 8, 2019

5 MOTIVOS PARA EXPORTAR
 

 

 O comércio internacional permite aumentar o bem-estar dos países, reduzir preços ao nível internacional e expandir a variedade de produtos disponíveis. Mas por que é vantajoso um micro ou pequeno empresário participar do comércio? Entenda as cinco maiores vantagens em exportar. 

 

 

 1. Modernização da empresa

 

O ato de exportar implica a internacionalização da empresa. Ou seja, se torna necessário atingir os padrões de qualidade do mercado externo, obtendo ganhos de competitividade e, consequentemente, modernizando-se. Logo, a empresa adquire um diferencial de qualidade, além de projetar uma imagem de competência para possíveis parceiros, fornecedores, bancos e futuros clientes. 

 

 Outra vantagem decorrente do esforço para melhorar a qualidade dos produtos é o aumento da produtividade já que todo o processo produtivo é repensado e maximizado - a redução dos custos de produção também é um resultado da reorganização. Portanto, ocorrem melhorias quantitativas e qualitativas. 

 

 

  2. Diminuição de riscos

 

 Ao contrário do senso comum, exportar reduz riscos. Ampliar o mercado consumidor torna a empresa menos dependente de um nicho específico, além de gerar receita em um moeda mais forte do que a nacional. Ademais, diversificar os mercados é uma maneira de driblar a sazonalidade de alguns produtos. Por exemplo, se o seu produto for quase que exclusivamente adequado para o verão é possível vendê-lo em diferentes partes do mundo o ano todo e não apenas durante três meses. 

 

 

  3. Aproveitamento de novas oportunidades

 

 A exportação é basicamente se inserir em um novo mercado com o mesmo produto, ou seja, experiências antigas podem ser usadas para aproveitar melhores oportunidades em um mercado diferente. Assim sendo, utilizar o conhecimento acumulado com a produção nacional torna o processo de conquistar novos clientes mais tangível e abre uma nova janela de oportunidades. Logo, internacionalizar sua empresa pode ser entendido como o “próximo passo” do crescimento empresarial

 

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  4.  Carga tributária diminuta

 

 O exportador tem acesso a vantagens tributárias que não estão disponíveis para o empresário que produz apenas nacionalmente: os incentivos fiscais. Por meios desses, o governo isenta os exportadores de alguns impostos nacionais, a fim de garantir que seus produtos cheguem ao mercado exterior com chances de competir internacionalmente.  Esses incentivos facilitam a inserção do produtor nacional no comércio.

 

 

  5. Melhora da imagem da empresa

 

 Para conseguir se inserir dentro do mercado externo de forma competitiva, é necessário que a empresa tenha realizado uma série de melhorias dentro de seus processo internos, e se adaptado às regras mais severas dos novos mercados, tendo que obter novos certificados de cumprimento de normas, que na maiorias das vezes não são necessários para comercialização nacional. Dessa maneira, a empresa projeta uma imagem de maior confiança tanto para os antigos quanto para os novos consumidores.

 

 Exportar traz inúmeras vantagens para o produtor nacional, possibilitando crescimento e modernização. Gostaria de exportar? A RI USP Jr. oferece análises sobre a viabilidade do processo além de traçar planos estratégicos para se inserir em novos mercados! Entre em contato conosco! 

 

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